Desmatamento no Cerrado e direitos de Povos e Comunidades Tradicionais

Para facilitar a priorização de casos emblemáticos, a ferramenta de monitoramento do Tamo de Olho permite que o usuário pesquise por desmatamentos de acordo com o recorte espacial e temporal do seu interesse. Nessa análise, é possível atribuir pesos para os parâmetros considerados e visualizar a lista de casos identificados de forma simples em um mapa ou tabela.

Os alertas de desmatamentos são provenientes do MapBiomas. A plataforma Tamo de Olho combina os alertas de desmatamento a informações de sobreposição com territórios tradicionais, ou seja, Terras Indígenas, Territórios Quilombolas, Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais e Assentamentos Rurais, com  áreas relevantes para conservação, como Unidades de Conservação, Áreas Prioritárias para Conservação, Área de Recarga de Aquíferos, além de dados sobre categoria fundiária, conformidade com o Código Florestal e legalidade da supressão vegetal. 

Com a plataforma, é possível:

  • Priorizar casos e focar a atuação de órgãos públicos para áreas ou casos críticos;
  • Otimizar a atuação do órgão ou agência, seja para coibir o desmatamento e conversão ilegais ou para promover a defesa dos direitos territoriais dos Povos e Comunidades Tradicionais;
  • Fortalecer o trabalho em defesa do Cerrado e seus povos desenvolvido por organizações de base comunitárias e ONGs, que também poderão utilizar os dados disponibilizados na plataforma.

 

Clique aqui ou na imagem abaixo para acessar a plataforma e começar a sua pesquisa.